Ensaios tribológicos com biodiesel e adição de glicerina
Publicado em 07 de março de 2024.
O bico injetor é um importante componente do sistema de injeção do motor diesel responsável pela atomização do combustível, por uma combustão eficaz e uma baixa emissão de poluentes, a qual afeta diretamente o meio ambiente e o sistema cardiovascular humano. Os padrões limítrofes de emissões veiculares definidos pela legislação ambiental são crescentemente rigorosos, como o PROCONVE P7, no Brasil e a Euro 6, na União Européia e restringem o tamanho do material particulado e NOx. O objetivo deste trabalho foi investigar e compreender os mecanismos de desgaste de materiais frágeis e dúcteis que se submetem à ação de um atomizador do tipo Common Rail, erosão, cavitação, aderência, adesão e corrosão. Também foi pesquisado a introdução da Glicerina na composição do biodiesel, desenvolveu-se um método sistemático para avaliar biocombustíveis diesel, com aditivos ou obtido em postos, o seu processo de atomização e sua interação com dois materiais estruturais, um quimicamente ativo, cobre eletrolítico e um quimicamente inerte, vidro de óxido de silício. Um dispositivo equipado com uma câmara de atomização de alta pressão (HPSC), um dispositivo de ensaio de bico injetor e uma câmera CCD foram usados na avaliação do processo de atomização. Nesta, foram ensaiados quatro fluidos: Ultrasene (fluido padrão da máquina TM 507); B6 aditivado com tensoativos; B6 com tensoativos e água e B6 com tensoativos, água e glicerina.
Técnicas de análises por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e EDS foram usadas para avaliar os danos resultantes nos materiais submetidos à atomização após 150 horas. Para cada fluido ensaiado foi utilizado um bico injetor novo e os jatos atomizados por cada bico (novo e após ensaios) foram filmados com câmera CCD (resolução de 10 kfps). Posteriormente esses bicos foram analisados por MEV e EDS. Observaram-se partículas metálicas com áreas entre 0,5 e 50,0 µm2. Evidências de desgaste por aderência, adesão, corrosão, erosão e cavitação foram observadas no bico injetor, devido ao processo de atomização dos fluidos.
Ensaios tribológicos com biodiesel e adição de glicerina
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.355240603
-
ISBN: 978-65-258-2335-5
-
Palavras-chave: 1. Engenharia tribológica. I. Oliveira Filho, Manoel Fernandes de. II. Silva, Leonardo Chagas da. III. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 99