Ebook - Engenharia sanitária e ambiental: qualidade, produtividade e inovação tecnológicaAtena Editora

E-book

1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Or...

Livros
capa do ebook Engenharia sanitária e ambiental: qualidade, produtividade e inovação tecnológica

Engenharia sanitária e ambiental: qualidade, produtividade e inovação tecnológica

Publicado em 28 de março de 2024.

O e-book: “Engenharia sanitária e ambiental: qualidade, produtividade e inovação tecnológica” é composto por quatro capítulos de livros que procuraram investigar: i) avaliação dos parâmetros físico-químicos do efluente gerado no processamento da mandioca, bem como o aproveitamento da biomassa dos resíduos para fins de produção de etanol; ii) qualidade de água a partir do monitoramento de macroinvertebrados bentônicos; iii) correlação e percepção de doenças diarreicas agudas (DDA) com a qualidade da água para fins potáveis fornecida no município de Tucuruí-PA e; iv) análise e correlação dos parâmetros físico-químicos e operacionais da Estação de Tratamento de Esgoto no município de Tacaimbó-PE.
O primeiro capítulo investigou diferentes parâmetros físico-químicos do efluente (alta carga poluidora e levado potencial de toxicidade e impacto ambiental) e do aproveitamento do resíduo agroindustrial para fins de produção de etanol. Os resultados demonstraram que o efluente possui pH de 4,8, elevada turbidez (1000 NTU) e elevadas concentrações de cianeto (17,5 mg/L), sólidos totais (41300 mg/L) e sólidos voláteis (34600 mg/L), produzindo etanol a 54 g/L após 24 h de fermentação e vinho com teor alcoólico de 80ºGL. O capítulo 2 avaliou a qualidade ambiental de ecossistemas aquáticos a partir do monitoramento de reservatórios utilizando macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores. Os resultados apontaram a dominância do molusco exótico (Melanoides tuberculata) em todos os reservatórios avaliados, indicando a necessidade propor ações que viabilizem a melhoria da qualidade dos biomas aquáticos investigados. 
O terceiro capítulo realizou um estudo comparativo entre a qualidade da água para fins potáveis e o perfil epidemiológico de doenças diarreicas agudas (DDA) em quatro bairros do município de Tucuruí-PA entre os anos de 2020 e 2022, sendo observado uma redução de 19% no biênio 2020-2021 e de 17% em 2021-2022 em relação a casos de DDA no município, no qual pôde-se concluir que os maiores índices de DDA ocorriam em períodos chuvosos e de temperaturas mais amenas na região de Tucuruí. Por fim, o quarto capítulo avaliou os diferentes fatores que podem influenciar nos parâmetros físico-químicos do efluente bruto que chega na Estação de Tratamento de Esgoto no município de Tacaimbó/PE. Os resultados apontaram uma correlação negativa entre a vazão e os sólidos sedimentais e uma positiva entre a vazão e a turbidez do efluente. 
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
 

Ler mais

Engenharia sanitária e ambiental: qualidade, produtividade e inovação tecnológica

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.877242803

  • ISBN: 978-65-258-2287-7

  • Palavras-chave: 1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 71

Fale conosco Whatsapp