Educação integral por meio do pensamento computacional - Anuário 2021 Letramento em Programação RS
Publicado em 25 de julho de 2022.
Conexão com o presente
Com mais de oito décadas de vida, costumo dizer que já vi a chegada de muitos futuros – ainda que a quase totalidade deles já se tenha transformado em passado. Algumas vezes eu estava preparado para o que viria. Em muitas outras ocasiões, fui surpreendido.
Mas aprendi cedo, pela sábia orientação dos meus pais e pelas lições de professores inesquecíveis, que o conhecimento é a chave mais apropriada para abrir qualquer porta.
E a educação – como nos ensinou Paulo Freire – é a teoria do conhecimento posta em prática.
Nesse contexto, o programa Letramento em Programação não pode ser considerado uma conexão com o futuro. É uma conexão com o presente, pois computadores, celulares, internet, redes sociais e novas profissões já fazem parte da nossa realidade.
Por isso nos apaixonamos pela iniciativa do Instituto Ayrton Senna que a IMED vem implementando no Estado desde 2016, inicialmente em municípios do Norte gaúcho e agora também em escolas públicas da Capital. O Instituto Jama abraçou a causa, passou a investir nela e acompanha com muito interesse e orgulho cada passo dessa experiência transformadora.
É com imensa alegria que participo desta coletânea de relatos sobre a implementação prática desse projeto da “nova alfabetização”, que foi criado e dirigido pelo meu amigo professor Mozart Neves Ramos, na época diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna.
A ideia por trás do programa é simples e lógica: no mundo interconectado pela tecnologia digital, a fluência tecnológica torna-se uma habilidade imprescindível. Quem não desenvolver estas competências fica excluído.
Simplesmente não é justo deixar de fora desse jogo coletivo milhares de estudantes de escolas públicas, com pouco ou nenhum acesso aos recursos tecnológicos. O Letramento em Programação destina-se a suprir esta carência, proporcionando a crianças, adolescentes e também a professores da rede pública uma aproximação com a linguagem computacional.
Se essa já era uma necessidade natural decorrente da evolução tecnológica, a pandemia da Covid-19 amplificou sua urgência. De um momento para outro, a humanidade passou a depender de celulares, computadores e desta invenção fabulosa chamada internet para a comunicação entre pessoas, para a aquisição de conhecimento, para fazer negócios. Então, também ganhou maior relevância o nosso programa de Letramento, para que os jovens e seus orientadores compreendam melhor a linguagem computacional e passem a utilizá-la com naturalidade.
Para isso, felizmente contamos com profissionais da educação dedicados e conscientes na rede pública e com a competente gestão da Fundação IMED. Este relatório de atividades comprova o sucesso da iniciativa. Meus cumprimentos a todos os envolvidos.
Como homem de muitos futuros, fico feliz por estar participando deste presente desafiador e maravilhoso.
Jayme Sirotsky
Educação integral por meio do pensamento computacional - Anuário 2021 Letramento em Programação RS
-
DOI: 10.22533/at.ed.261221805
-
ISBN: 978-65-258-0126-1
-
Palavras-chave: 1. Educação. 2. Letramento. I. Martins, Amilton Rodrigo de Quadros (Organizador). II. Irani Bernadete Roani (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2022