Discurso e sujeito em movimento argumentativo: brincadeiras e arte em Portinari
Publicado em 31 de agosto de 2022.
Sempre gostei de escrever, quando era criança adorava brincar de escrever na máquina de datilografia de minha mãe, mas o que despertou mesmo o prazer pela escrita foi uma das primeiras redações que fiz na escola, nos anos iniciais. Essa redação é uma doce memória que tenho da escrita; sinto até hoje o suspense da história, dos personagens e do lugar, foi então que a escrita começou a ter muitos sentidos e significados. Atualmente, como alfabetizadora, considero que para o sujeito alcançar a escrita é necessário despertar o imaginário por meio de muitas leituras, brincadeiras e desenhos.
Tenho Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2021); Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015); Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2013). Atualmente sou docente no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, foco no letramento infantil e trabalho com múltiplas linguagens.
Participo dos grupos de pesquisa ISADE e GEDISME coordenado pela Profª Drª Soraya Maria Romano Pacífico, sobre discurso com base nos conceitos da Análise do Discurso de Michel Pêcheux.
Discurso e sujeito em movimento argumentativo: brincadeiras e arte em Portinari
-
DOI: 10.22533/at.ed.535221808
-
ISBN: 978-65-258-0553-5
-
Palavras-chave: 1. Análise do discurso. 2. Argumentação. I. Caldas, Ana Caroline Del Bem. II. Pacífico, Soraya Maria Romano. III. Título.
-
Ano: 2022