Ebook - Diálogos com a floresta: a bioeconomia para uma economia verdeAtena Editora

E-book

1. Ecologia de florestas. I. Silva, Michele Lins Aracaty e (Organizadora). II. T...

Livros
capa do ebook Diálogos com a floresta: a bioeconomia para uma economia verde

Diálogos com a floresta: a bioeconomia para uma economia verde

Publicado em 03 de setembro de 2024.



 

Este e-book denominado: DIÁLOGOS COM A FLORESTA:  A BIOECONOMIA PARA UMA ECONOMIA VERDE”, tem o propósito de reunir num único volume os trabalhos apresentados nos mais importantes eventos científicos do país entre os anos de 2020 a 2024 os quais pautam a Bioeconomia e a Economia Verde como propostas de modelos desenvolvimentista-preservacionista para o estado do Amazonas.
O primeiro artigo intitulado: A Bioeconomia como Alternativa Complementar ao Modelo de Desenvolvimento do Amazonas” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva e Marcílio Lima de Oliveira foi aprovado na modalidade Resumo Expandido no 58° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER em 2020 em Foz do Iguaçu - PR e no ano seguinte, publicado na Revista Informe GEPEC da UNIOESTE/ TOLEDO – PR.
O segundo texto, denominado: “Startups da Floresta, Negócios de Impacto e a Sustentabilidade na Amazônia” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva, Mauro Mauricio Barbosa Lucas e Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto foi aprovado na modalidade Artigo Completo no X Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC em Santa Cruz do Sul – RS e posteriormente foi publicado na Revista Informe GEPEC da UNIOESTE/ TOLEDO – PR.
O texto três, ora batizado: “Bioeconomia e o Futuro do Desenvolvimento do Brasil e da Amazônia” oriundo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (PIBIC/ PAIC 2021 - 2022) de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva e Lucas André Matos Sarraff de Rezende foi a aprovado na modalidade Artigo Completo no IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (EnEPA 2022) e posteriormente recebeu o convite para ser publicado como capítulo de livro na obra: Open Sciense Research VI, volume 6 da Editora Científica Digital.
O quarto manuscrito intitulado: “Um Olhar sobre a Economia da Sociobiodiversidade Amazônica: a Economia Verde” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva foi submetido e aprovado no XV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração em 2023. O evento é considerado um evento pioneiro no Brasil, que antecedeu à Rio 92. Por sua importância, desenvolveu uma fiel comunidade interessada na diversificada e altamente relevante temática da sustentabilidade. 
O quinto trabalho, nomeado: “Devaneios Amazônicos: Desafios para a Implementação de uma “Economia Verde” no Amazonas” foi submetido e aprovado na modalidade Sessão Organizada - SORG no 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, em 2023.
O sexto capítulo tem como título: “Bioeconomia: Uma Alternativa para o Desenvolvimento da Amazônia” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva foi publicado como capítulo no Caderno Adenauer, ano XXI na obra: Política ambiental brasileira no ano de 2024.
O sétimo capítulo, chamado: “Amazônia: ponto de convergência dos investimentos em Bioeconomia” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva e Ágata da Silva Conceição foi submetido e aprovado na modalidade Artigo Completo no 62° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER em Palmas – TO.
O oitavo e último capítulo desta obra que tem como título “Bioeconomia Amazônica: O que é?  Para quê? E para quem?” de autoria de Michele Lins Aracaty e Silva e Rute Helena Cristo Almeida foi submetido e aprovado na modalidade Sessão Organizada – SORG no 62° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER em Palmas – TO.
A principal motivação para a organização desta obra é a possibilidade de compartilhar conhecimento agregado sobre Bioeconomia e Desenvolvimento Regional tendo como foco o estado como Amazonas.
Salientamos que o Amazonas é considerado um dos estados amazônicos com maior potencialidade para a implementação da Bioeconomia como novo modelo de desenvolvimento regional uma vez que detém mais de noventa por cento de sua cobertura florestal preservada.
Tanto o livro como a temática não tem fim, mas configuram como um meio para um diálogo constante em busca de caminhos possíveis para o desenvolvimento regional da Amazônia.
“Olhar, pesquisar, dialogar, discutir e refletir sobre a Amazônia é investir em seu futuro, é pensar em condições que possibilitem caminhos que possam contribuir para o Economia da Amazônia (Economia da Floresta), e assim, enfrentar os dilemas e desafios que se projetam sobre a região frente aos desafios do mundo globalizado que impactam sobre a biodiversidade, a cultura e os povos da floresta” (Silva, 2022).
Julgamos que os trabalhos aqui publicados possam contribuir para a seu crescimento acadêmico e profissional dos interessados, ficamos abertos às sugestões e observações que nos forem destinadas.

“só precisamos de uma economia; o verde, já temos”.
Bertha Becker e Claudio Stenner (2008)
 

Ler mais
Fale conosco Whatsapp