Desafios e Sustentabilidade no Manejo de Plantas
O Brasil é um país com a produção agrícola consolidada em função dos grandes investimentos tecnológicos realizados, vasta extensão territorial agricultável, ampla biodiversidade, além de clima favorável ao cultivo de inúmeras espécies de importância econômica. Atualmente, com a agricultura brasileira cada vez mais tecnificada, tornouse necessária a adoção de práticas que assegurem a manutenção dos bons índices produtivos registrados e que, ao mesmo tempo, promovam a sustentabilidade de toda a produção agrícola.
O cultivo agrícola está sujeito a influência de diversos fatores bióticos e/ou abióticos, e que se apresentam como desafios a serem superados nas lavouras de todo o país. Dentro desse contexto, vale destacar a ocorrência de “plantas daninhas” como um dos principais limitantes à produção. Estas plantas, caso não sejam manejadas corretamente, podem trazer inúmeros prejuízos aos produtores em função da competição por água, luz e nutrientes com as culturas de interesse, além de ocasionarem uma série de outras interações negativas.
A continuidade do êxito da produção agrícola brasileira deverá ser baseada, portanto, na capacidade de contornar esses obstáculos e nos investimentos em novas tecnologias e práticas visando aumento da eficiência, sustentabilidade e competitividade a nível mundial. Uma outra demanda em expansão é a exploração sustentável dos recursos disponíveis em nossa flora, e que podem ter importância em segmentos, como o farmacêutico. A exploração dessas espécies vegetais necessita de estudos que validem as suas potencialidades de uso.
Nesta obra “Desafios e Sustentabilidade no Manejo de Plantas” foram selecionados trabalhos que priorizaram essas temáticas e que foram capazes de agrupar, sintetizar e oferecer informações passíveis de utilização por pesquisadores e técnicos. Em uma primeira parte, são apresentados trabalhos que trazem informações e questionamentos sobre estresse em plantas pela aplicação de herbicidas, resistência de “plantas daninhas” a herbicidas, e fitorremediação. Posteriormente, são apresentados trabalhos pontuais que compilam informações e resultados de experiências sobre mistura em tanques, interações e efeito residual de herbicidas.
Na segunda parte da obra é mostrada a eficiência terapêutica de metabólitos secundários da espécie Achyrocline satureioides, por meio da compilação e análise de informações disponíveis em bases de dados eletrônicos e da legislação brasileira.
Agradecemos aos autores vinculados às duas grandes instituições brasileiras, UFRRJ e UFSC, pelo empenho ao compartilhar seus conhecimentos e resultados de muitos anos de dedicação e investimentos em pesquisa.
Carlos Antônio dos Santos
Júlio César Ribeiro
Desafios e Sustentabilidade no Manejo de Plantas
-
DOI: 10.22533/at.ed.085191806
-
ISBN: 978-85-7247-408-5
-
Palavras-chave: Agricultura; Desenvolvimento sustentável; Produção agrícola
-
Ano: 2019
- Aline Nunes
- Amanda dos Santos Souza
- Ana Carolina Oliveira Chapeta
- Ana Claudia Langaro
- Camila Ferreira de Pinho
- Caroline Schmitz
- Cristiano Viana André
- Deise Munaro
- Eduardo Souza de Amorim
- Felipe Sant’Ana Marinho
- Gabriella Francisco Pereira Borges de Oliveira
- Gledson Soares de Carvalho
- Jéssica Ferreira Lourenço Leal
- Jonathan Almeida Santos Simões
- José Maurício Fajardo da Cunha
- Juliana Lima Diniz
- Junior Borella
- Luana Jéssica da Silva Ferreira
- Marcelo Maraschin
- Marcelo Pereira Sampaio
- Mariana Araújo Alves Gomes de Souza
- Monara Abreu Mendes
- Monique Macedo Alves
- Rayana da Rocha Sarmento
- Samia Rayara de Sousa Ribeiro
Artigos
- MISTURA EM TANQUE E INTERAÇÕES ENTRE HERBICIDAS
- FITORREMEDIAÇÃO DE HERBICIDAS
- RESISTÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS A HERBICIDAS
- Estresse em Plantas pela Aplicação de Herbicidas
- EFEITO RESIDUAL DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES EM MILHO CULTIVADO EM SUCESSÃO A SOJA
- Eficiência terapêutica de metabólitos secundários de Achyrocline satureioides