De repente tudo vira poesia
Publicado em 19 de outubro de 2021.
A poesia nos deixa com a alma leve e o coração mais puro, nos mostra a beleza que há na vida e em cada detalhe simples ela pode transformar o olhar do leitor. Imagina receber esse presente da mente, da alma e do coração de uma criança.
Isadora Maria é assim, uma menina inspirada e inspiradora, é referencial para crianças e inclusive para adultos, pois ao ler suas poesias a leitura torna-se atraente, com uma linguagem infantil e meiga favorece a compreensão e nos tornam pequenos, seus versos nos fazem ler para dormir e acordar para ler. Cheios de rimas emocionam e fazem rir, com histórias leves nos permitem lembrar de coisas do cotidiano, como um dia de chuva que não foi de forma aleatória, porque com o Poema Aleatório o leitor pode deliciar-se com ideias fantásticas, com um vai e vem de perguntas.
A leitura é uma viagem mágica e poética e um dos pontos fortes desse livro, que ora está sendo apresentado é o diálogo que cada poesia mantém com a linda fase da infância, levando-nos a viajar no mundo surreal do Elefante Elegante.
Essa interação nos envolve de maneira fantástica, pois podemos imaginar um dia nublado carregado de coisas boas, lembrar do passarinho que logo voará para o seu ninho, já que o clima tá gostoso e logo vai ficar chuvoso.
A autora Isadora Maria nos convida a ler em voz alta suas poesias, para não deixar a "Unicórnea" Violeta sozinha no seu jogo de roleta.
A forma lúdica e alegre serve de motivação aos leitores criarem suas ideias e escrevam suas próprias poesias, seja sobre a alegria e a diversão ou sobre uma tristezinha, como por exemplo a poesia O Pássaro Tristonho. Já o Poema dos Animais oportuniza aos leitores uma entrada ao mundo da imaginação, da criatividade e o prazer de inventar/reiventar.
E não posso deixar de ressaltar a importância significativa da escrita Meu Primo Caio, que enfatiza um misto de adjetivos enaltecendo o amor de primos envolvido entre os dois.
Ah! Isadora você me fez criança lendo e revivendo com a poesia Ser Criança, me fez crescer com a leitura do texto: A Escola, que identifica algumas preferências pelas disciplinas escolares, de fato é uma escrita fantástica.
A autora com tão pouca idade, 09 aninhos, trouxe de maneira singela diversas nuances ao seu livro e faz dele um convite para que apreciemos a poesia, numa perspectiva de uma cena corriqueira como destaca o texto, Dia Versus Noite ou como é abordado a temática: A Chuva, o Vento e o Furacão, que gosta mesmo do dia e ao ver o sol grita: Bom dia! Como vai sua tia?.
Dessa forma, o convite a apreciação da obra está feito, leiam e vivenciem o encantado livro da Isadora Maria Cardoso Soares, intitulado: De repente Tudo Vira Poesia, que homenageia a simplicidade do pensamento infantil, nos possibilitando uma bela viagem ao reino encantado das crianças.
Como tia, madrinha e professora venho agradecer ao convite em apresentar esse livro, que me deixa lisonjeada, pois acredito que o sonho da escrita nos faz escritores da realidade.
Profa Msc. Pastora Pereira Lima Neta
Química – IFMA
De repente tudo vira poesia
-
DOI: 10.22533/at.ed.055211810
-
ISBN: 978-65-5983-605-5
-
Palavras-chave: 1. Literatura infantil. 2. Poesia. I. Soares, Isadora Maria Cardoso. II. Título.
-
Ano: 2021