Da Sapucaí para a TV: O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval Globeleza
Publicado em 11 de agosto de 2022.
Da Sapucaí para a TV: O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval Globeleza é o resultado da monografia escrita em 2012 como trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2022, em meio ao processo de Doutorado em Comunicação, também pela UFJF, resolvi publicá-la como livro. A vontade surgiu quando, ao revisitar o texto algumas vezes em trabalhos acadêmicos mais recentes, percebi o quanto ele permanecia atual. Logo, se a mim o conteúdo continuava sendo interessante e servindo de suporte para estudos futuros, supus que poderia também ser útil a outros estudiosos e apaixonados pelas escolas de samba.
Uma das coisas que tenho mais apreço nesta obra são as entrevistas. Nos 10 anos que separam a escrita de sua publicação, dois dos entrevistados faleceram – os renomados jornalistas Paulo Stein e Sandra Moreyra. A morte desses dois profissionais admiráveis se tornou um motivo a mais para divulgar os seus depoimentos e pensamentos. É possível que não haja em outras entrevistas que deram ao longo da vida as informações que concederam a mim. Entendi, então, a relevância de compartilhar os registros valiosos sobre a vivência de dois dos principais personagens que contribuíram para estabelecer a ponte entre as escolas de samba e o espectador televisivo.
O texto, naturalmente, passou por uma necessária atualização das informações. Ainda que a análise da transmissão, observando os vídeos entre 2009 e 2012, ainda soem pertinentes, considerei válido acrescentar o tópico 4.3 (Ziriguidum em tempos de streaming), com reflexões sobre as alterações no Carnaval Globeleza até 2020.
Em contraste ao sofrimento com que via os colegas da faculdade diante da obrigação da entrega da monografia, esta pesquisa foi escrita com grande prazer. Isso porque – em que pese todas as dificuldades naturais da vida acadêmica – ler, falar, discutir e aprender mais sobre carnaval sempre foi um motivo de felicidade. Antes disso, sabia, quase que por intuição, que essa festa era tão incrível como complexa e profunda. A oportunidade de estudá-la na universidade me permitiu compreendê-la e explicá-la. Ao menos em parte, porque muito do que as escolas de samba significam vão além da capacidade das palavras, e apenas os sentimentos podem alcançar.
Espero que a paixão e a leveza que acompanharam esta jornada de conhecimento seja o leme que conduza a uma leitura agradável. Evoé!
Da Sapucaí para a TV: O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval Globeleza
-
DOI: 10.22533/at.ed.764221108
-
ISBN: 978-65-258-0576-4
-
Palavras-chave: 1. Carnaval - Rio de Janeiro (RJ). 2. Cultura. 3. Globeleza. I. Rezende, Rafael Otávio Dias. II. Título.
-
Ano: 2022