Correlações de medidas antropométricas na avaliação de mulheres idosas e sua associação com a hipertensão arterial: um estudo de caso
Publicado em 30 de abril de 2024.
Escrito por professoras nutricionistas com ampla vivência na área da pesquisa, este livro traz um significativo estudo de caso sobre as principais metodologias de aferições nutricionais de gordura corporal, realizando correlações estatísticas entre elas e com a prevalência de hipertensão arterial.
Idoso é a faixa de vida em que ocorre maior tendência no acúmulo de tecido adiposo, em especial gordura abdominal em mulheres, associado a maiores prevalências de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares. Logo esta pesquisa traz um estudo detalhado das medidas antropométricas mais utilizadas em ambulatório de Nutrição para avaliar a adiposidade corporal e a associação com essas doenças que acometem o público idoso.
A obesidade representa o problema nutricional de maior crescimento entre a população, sendo considerada uma epidemia mundial. Diante das elevadas taxas de sobrepeso e obesidade entre os idosos brasileiros, o objetivo desta obra é direcionar e selecionar de forma simples e com relevância científica, as medidas antropométricas que apresentam maior correlação com a presença de gordura corporal e com maior prevalência de hipertensão arterial neste público.
Correlações de medidas antropométricas na avaliação de mulheres idosas e sua associação com a hipertensão arterial: um estudo de caso
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.010243004
-
ISBN: 978-65-258-2301-0
-
Palavras-chave: 1. Antropometria. 2. Mulheres idosas. 3. Hipertensão arterial. I. Akil, Emília. II. Castro, Raquel Bernardo Nana de. III. Jesus, Taís Andreza Batista de. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 41