Contribuições da geografia para gestão ambiental e contabilidade ambiental
Publicado em 24 de novembro de 2023.
A colaboração com o pensar acerca das questões ambientas é o pressuposto desse livro, na medida em que propicia inúmeras reflexões ao leitor. Essa obra tem como objetivo, como indica o título, contribuir para a reflexão, tendo a Geografia, a Gestão Ambiental e a Contabilidade Ambiental como saberes que se relacionam. Essas áreas estão relacionadas na obra, mas necessitam se integrar para além dela, para a compreensão de um todo complexo, que tem em suas entrelinhas a existência humana na face da Terra e suas correlações com e no mundo em que vivemos.
Ao se partir da premissa de que a Geografia é a ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico e, por consequência, as modificações realizadas nele pelo ser humano, essa obra mostra-se relevante, pois nela há análises dessas transformações de forma sistêmica, ou seja, considerando as muitas partes que se relacionam e se engendram, em forma de processos, dentro de uma lógica sistemática capitalista, com capital econômico e este com viés ambiental e social. Portanto, compreender as correlações dos agentes envolvidos, de forma ativa ou passiva, lucrativa ou com prejuízo, assim como as leis e regulamentos que regem essas relações, é o cerne deste trabalho que convida o leitor a fazer reflexões sobre o meio ambiente e os agentes que nele atuam, baseado em dados e fatos, destacando a parte ambiental, a legislação e as ações, em um sistema empresarial, com passivos ambientais e sociais.
A gestão é o ato de gerir ou administrar. Nesse sentido, quando se considera essa concepção, entende-se que administrar é um conjunto de princípios, normas e funções, as quais têm, por fim, colocar ordem aos fatores da produção, controlar a produtividade e eficiência e obter, assim, um determinado resultado. A partir dessa área do conhecimento, o livro busca e mostra os resultados da gestão ambiental, seus impactos positivos e negativos, assim como as possibilidades existentes de capitalizar esse passivo ambiental, junto às empresas e à legislação, sendo que as leis são os limites do possível. Importante destacar que a legislação define o acordado por legisladores e para se ter um ideal que, no caso ambiental, são o sustentável e a preservação. No entanto, infelizmente esse ideal não é obtido, por diversos motivos e questões, causando consequência e impactos.
Mensurar e racionalizar o processo, somando os aspectos positivos e subtraindo os aspectos negativos relaciona-se com o “T” contábil. Nesse sistema temos de um lado o débito, e de outro, o crédito; e, nesse processo, o contador soma os lados para ao final ter que dar zero. Esse princípio da razão contábil é aplicado nesta obra para se atingir o sustentável e, na lógica empresarial, obter ou ampliar o lucro, não tendo prejuízos. Nesse ponto, o custo ambiental é colocado na contabilidade, bastante ampla, pois envolve não somente as
empresas, mas também a sociedade, que, muitas vezes paga o custo ambiental
e isso não é mensurado no processo produtivo empresarial. Compreende-se
que tal situação é errônea, pois há o custo ambiental e o mesmo deve estar no
balanço. Como bem ressaltado nesta obra, “a necessidade de evidenciarmos
as despesas, os custos e as metodologias de custeio, internalizando agora
o recurso natural”.
Para não se tornar um início difícil, para o leitor, que inicia a leitura deste
livro, mudando assim até o nome de “prefácio”, que tem o intuito de ser fácil e
introdutório, para um texto difícil, que não é o intuito. Finalizam-se aqui essas
breves considerações iniciais sobre uma temática complexa e se convida o
leitor para fazer a leitura das reflexões necessárias que essa obra apresenta
para sociedade e as empresas sobre o meio ambiente, o qual é necessário para
existência humana e suas relações com o espaço geográfico.
Boa leitura!
Alex Ferreira Garcia
Professor (Geografia e História), pesquisador e ser humano que quer
continuar vivendo, para tal, em um mundo sustentável à vida.
28/10/2023
Contribuições da geografia para gestão ambiental e contabilidade ambiental
-
DOI: 10.22533/at.ed.453232211
-
ISBN: 978-65-258-2045-3
-
Palavras-chave: 1. Gestão ambiental. 2. Sustentabilidade. I. Lopes, Jaime Sergio Frajuca. II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 58