
Contribuição ao estudo das plantas medicinais: Carqueja (Baccharis spp.)
Publicado em 06 de abril de 2025.
A carqueja é uma espécie nativa da região sul e sudeste do Brasil e uma das plantas medicinais mais utilizadas na medicina popular. A carqueja faz parte de programas de pesquisa com plantas medicinais do Ministério da saúde e integra a Farmacopeia Brasileira. Esta espécie é amplamente comercializada no Brasil e também exportada para outros países.
A carqueja possui várias indicações terapêuticas, entre elas pode ser citado o uso como estomáquica, hepatoprotetora, no tratamento de diabetes e com ação digestiva e diurética. Em relação ao uso externo, as espécies de carqueja são utilizadas para tratar feridas (ação desinfetante e antisséptica) e ulcerações e na indústria de cerveja são utilizadas como substitutas do lúpulo.
Os livros de plantas medicinais, geralmente, contêm conhecimentos superficiais de muitas espécies e faltam literaturas mais específicas que façam uma abordagem mais abrangente de cada espécie medicinal.
A primeira edição deste livro foi publicada no ano de 2000 durante a realização do curso de Doutorado na Universidade Federal de Viçosa. Nessa edição foi publicado resultados de pesquisas de campo, fitoquímica (rendimento de tanino), estudo anatômico e marcadores moleculares.
A segunda edição deste livro procurou agregar informações atualizadas sobre a identificação das espécies de carqueja, cultivo, composição química, atividade biológica e indicação terapêutica.
O AUTOR
Contribuição ao estudo das plantas medicinais: Carqueja (Baccharis spp.)
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.415250404
ISBN: 978-65-258-3341-5
Palavras-chave: 1. Plantas medicinais. I. Castro, Henrique Guilhon de. II. Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 87