Conhecer para preservar a flora e fauna do Mendanha através das visitas guiadas
Publicado em 06 de abril de 2024.
A antiga Fábrica de Tecidos de Bangu era a proprietária do local, antes conhecido como Floresta do Mendanha, construiu um reservatório de água, que ficou conhecido como Caixinha, tornando-se ponto de referência do local.
A implantação do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha ocorreu em 2002, após o município adquirir a área, cujo objetivo seria fornecer lazer para a população local, preservar a mata e as nascentes d’água.
O Parque apresenta rios, córregos e uma Floresta Atlântica com grande diversidade. Além de mesas, bancos, duchas e piscina para a realização de piqueniques e uma trilha circular que pode ser percorrida pelos visitantes para observação da flora e da fauna local.
Ao longo do caminho você vai perceber a presença de Placas com a identificação de algumas espécies vegetais que fazem parte da mata ciliar.
As Placas ajudam a favorecer o reconhecimento das espécies pelos visitantes. As informações encontradas nelas se referem ao nome popular das espécies, nome científico, período de floração e frutificação, animais polinizadores e dispersores. Nas placas também é possível observar fotografias do hábito da espécie, das flores e dos frutos e seus respectivos polinizadores e dispersores de frutos e sementes.
O trajeto sede-trilha circular tem cerca de 700m de comprimento com grau leve de dificuldade.
O Parque fica localizado na Estrada da Caixinha, n°100 - Bangu, Rio de Janeiro - RJ Funcionamento: terça a domingo, de 8h as 17h.
Conhecer para preservar a flora e fauna do Mendanha através das visitas guiadas
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.027241903
-
ISBN: 978-65-258-2302-7
-
Palavras-chave: 1. Flora e fauna - Mendanha/RJ. 2. Preservação. I. Borges, Maria Clara Resende (Organizadora). II. Pimentel, Rejane Gomes (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 54