Ciência da informação: Estudos de epistemologia e de ética
Publicado em 11 de julho de 2022.
Francisco Carlos Paletta
Toda tomada de decisão processa-se num contexto em que interesses contraditórios se movimentam, tenham ou não consciência dos agentes envolvidos. Um dos campos mais carentes, no que diz respeito à aplicação da ética, é o das novas tecnologias e nisso inclui- se a Internet – ainda frágil, observamos uma legislação que determina condutas ou regras cibernéticas, com isso fica muito difícil perceber limites do uso ético da Internet no exercício profissional. No cenário competitivo do mundo contemporâneo, um dos principais desafios das organizações é estabelecer os padrões éticos nas relações entre pessoas e empresas.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida sem perder de vista os ideais de bem e virtude, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Hoje, mais do nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e fracasso. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Ser ético é, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade – resultado da própria cultura de uma comunidade, que variam de acordo com o contexto histórico e sua localização na geopolítica global.
A regra ética é uma questão de atitude, de escolha. Já a regra jurídica não prescinde de convicção íntima – as leis têm de ser cumpridas independentemente da vontade das pessoas. A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. A pessoa e a organização são mais eficientes quando há congruência entre valores e as crenças a respeito de como o trabalho deve ser feito e das expectativas e exigências da organização em relação ao sucesso.
A ideia de organizar esta obra nasce na colaboração internacional - Universidade do Porto e Universidade de São Paulo – com foco em ensino, pesquisa e extensão, entre os autores que tem dedicado parte do projeto de investigação à reflexão sobre a Ética da Informação na Era Digital e os desafios do Profissional da Informação no Complexo Mercado de Trabalho Global.
Resultado de oito anos de colaboração, apoiados por dois Projetos de Pesquisa FAPESP: Processo 19/01128-7 2019-2021 e Processo 16/07358-6 2016-2019; motivados por diversas publicações, seminários, congressos, colóquios e debates organizados conjuntamente em colaboração acadêmica e científica, e incentivados pelo I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação idealizado pela Profa. Dra Isa Maria Freire da UFPB em março de 2010 - http://www.capurro.de/foldersymposioparaiba2010.pdf - com a participação de estudiosos, pesquisadores e especialistas na temática, entre eles, Rafael Capurro, Isa Maria Freire, Armando Malheiro, Miguél Angel Pérez Alvarez, Plácida Costa Santos. Destacamos a organização da publicação “Simpósio Brasileiro de Ética da Informação - Ética da Informação: conceitos, abordagens, aplicações” pelo Prof. Dr. Gustavo Henrique de Araújo Freire - https://lti.pro.br/uploads/posts_files/148/5174bcdc63b1722a7b0a923f3f8fe63f.pdf - esta obra aglutina o resultado de reflexões, pesquisas e atividades acadêmicas em torno de tema.
Em 2016 em colaboração com a Prof. Dra. Isa Maria Freire da UFPB, Prof. Dr. Armando Malheiro da Universidade do Porto, e Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta da Universidade de São Paulo, retomamos a proposta do Simpósio Brasileiro de Ética da Informação e no campus da Universidade de São Paulo, com apoio da Escola de Comunicações e Artes e do Departamento de Biblioteconomia e Documentação – hoje Departamento de Informação e Cultura – realizamos o II SBEI como evento satélite do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação TOI - https://toi.eca.usp.br/ - que ocorreu em formato presencial por quatro anos até 2019.
A primeira edição desta obra, financiada por fundos nacionais atraves da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UID/CCI/04667/2016 – CIC.Digital com tiragem de 150 exemplares compõe o volume 1 da Coleção icultura&media da Universidade do Porto.
Com foco na formação de recursos humanos, no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desenvolvemos a Disciplina CBD5949 INFOÉTICA: Ética da Informação na Era Digital: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf?action=3&sgldis=CBD5949
A Disciplina tem por objetivo permitir aos estudantes compreender as bases éticas do processo infocomunicacional desenvolvendo capacidades que: permitam distinguir entre Ética da Informação e Deontologia dos Profissionais da Informação; adquirir competências operatória, a consciência de que a produção, a seleção, o armazenamento da informação e a sua difusão através da comunicação se desenrolam implicando interessantes e profundas relações com a Ética; desenvolver opinião fundamentada sobre a Ética da Informação, distinguir Ética de Deontologia Profissional e de explicar em que medida a Ética se relaciona com os diversos procedimentos e atividades do processo infocomunicacional; compreender as implicações Éticas e as relações em rede nas organizações na Era Digital.
A disciplina é desenvolvida por meio de aulas presenciais e por trabalho de pesquisa individual dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por exposição teórica dos temas, exercícios práticos, e debates entre os participantes. Os alunos devem ler o os textos propostos antes de cada aula. O trabalho de pesquisa individual dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos. O conteúdo da disciplina esta focado em:
❖ Parte teórica - A Era da Informação desafia a Ética; - A Ética ramo da Filosofia; - Ética da Informação: origem e princípios; - Ética, Deontologia e Competência ética no contexto organizacional; - Ética e Propriedade Intelectual: a problemática do plágio, da “pirataria de conteúdos” e espionagem científico-industrial; - Curadoria de Dados e Integridade; - Privacidade, Liberdade de Acesso e Lei de Proteção de Dados; - Crimes Cybernetics: natureza e extensão.
❖ Parte prática - Casos de análise e reflexão éticas nos mais diversos sectores: do organizacional ao individual; - Seminários Temáticos; - Trabalho Final da Disciplina;
A INFOÉTICA estuda os assuntos éticos que surgem a partir do desenvolvimento e aplicação das tecnologias da informação e comunicação. A disciplina visa desenvolver reflexão sobre os fundamentos da Ética da Informação associados à tecnologia da informação, privacidade, precisão da informação, propriedade intelectual, acesso à informação, segurança da informação, e teorias internacionais da ética da informação. Estimular a aplicação dos fundamentos teóricos em casos práticos ligados ao empoderamento derivado da informação, democracia da informação, sociedade da informação e do conhecimento, literacias digitais, esferas de responsabilidade socio- ambiental.
Boa leitura!
Ciência da informação: Estudos de epistemologia e de ética
-
DOI: 10.22533/at.ed.459223105
-
ISBN: 978-65-258-0245-9
-
Palavras-chave: 1. Ciência da informação. I. Silva, Armando Malheiro da. II. Paletta, Francisco Carlos. III. Título.
-
Ano: 2022
-
Número de páginas: 212