Campilobacteriose e principais métodos diagnósticos
Publicado em 27 de janeiro de 2022.
A campilobacteriose, doença causada pelo agente infeccioso Campylobacter, tem elevada incidência mundial e pode ser considerada relevante do ponto de vista socioeconômico, uma vez que se trata de uma doença transmitida por alimentos contaminados, não sendo seguros principalmente para crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, especialmente de países em desenvolvimento, onde os quadros muitas vezes podem evoluir para óbito.
No Brasil, a ausência de registos pode levar a conclusão errônea de que há poucos casos da doença, tornando o conhecimento a respeito da bactéria, sua patogenia e métodos diagnósticos muito importante para a saúde pública e segurança alimentar tanto para a agroindústria, quanto para a população.
Desta forma, este livro busca expandir o entendimento sobre a doença, alertar sobre a subnotificação e o subdiagnóstico além de apresentar as metodologias de diagnósticos microbiológicos, moleculares e imunológicos disponíveis.
Esperamos que a leitura do texto seja suficientemente clara a fim de sanar as principais demandas de conhecimento a respeito da campilobacteriose e trazendo as devidas respostas aos questionamentos sobre esta doença de importância mundial.
Campilobacteriose e principais métodos diagnósticos
-
DOI: 10.22533/at.ed.803222701
-
ISBN: 978-65-5983-980-3
-
Palavras-chave: 1. Bactérias. 2. Campylobacter. 3. Campilobacteriose. 4. Métodos diagnósticos. I. Santos, Letícia Silva. II. Santos, Fernanda Aparecida Longato dos. III. Silva, Gabriela Ribeiro da. IV. Título.
-
Ano: 2022