Ebook - Bioinformática aplicada à oncogenética: uma nova ferramenta para casos complexos - Volume VAtena Editora

E-book

1. Bioinformática. 2. Oncogenética. I. Meira, Débora Dummer (Organizadora). II....

Livros
capa do ebook Bioinformática aplicada à oncogenética: uma nova ferramenta para casos complexos - Volume V

Bioinformática aplicada à oncogenética: uma nova ferramenta para casos complexos - Volume V

Publicado em 11 de novembro de 2024.
 

Este livro é fruto de um projeto acadêmico de escrita científica, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no contexto da disciplina de Genética Médica. A oncogenética, especialidade dedicada à investigação da predisposição genética para o desenvolvimento de neoplasias, é explorada ao longo dos capítulos deste livro pelos estudantes, revelando como a identificação de riscos genéticos, comportamentais e clínicos é essencial para a adoção de estratégias preventivas e terapêuticas contra o câncer.
Diante desse contexto, a presente obra se dedica a examinar o uso de ferramentas digitais e softwares voltados à estimativa da probabilidade de desenvolvimento de câncer, com base nas características genéticas individuais.
Nesse sentido, cada capítulo contempla o estudo de casos clínicos fictícios, nos quais essas são aplicadas, buscando avaliar sua precisão e relevância. À luz dessa compreensão, o objetivo primordial do livro é analisar a eficácia dessas
tecnologias de predição de risco oncológico, confrontando suas projeções com a literatura científica atual. Assim, os resultados, as discussões e as conclusões apresentados refletem o aprendizado e a análise crítica dos alunos, destacando o papel central dessas inovações no campo da Genética Médica. Espera-se, portanto, que o leitor compreenda tanto a relevância da Oncogenética na prática médica contemporânea quanto o funcionamento das principais ferramentas computacionais aplicadas nesse campo em constante evolução.
Dessa maneira, os alunos do curso de Medicina, ao se apropriarem de ferramentas de bioinformática como ASK2ME, QCancer e a plataforma Invitae, aprofundam sua compreensão sobre a relevância dessas tecnologias na
estimativa do risco genético em pacientes potencialmente portadores de mutações associadas ao câncer. Ademais, ao longo da elaboração dos capítulos, eles são incentivados a explorar as principais bases de dados em saúde, favorecendo, assim, o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento mais personalizadas e eficazes. Desse modo, desde a graduação, os estudantes da UFES são orientados quanto à importância da escrita científica, da medicina baseada em evidências e da constante busca por informações atualizadas acerca dos avanços tecnológicos e das descobertas genéticas que, nas últimas décadas, têm transformado radicalmente a abordagem do câncer.
À luz do exposto, este projeto consolida-se como um marco na formação acadêmica dos estudantes, promovendo a integração entre a clínica e a bioinformática, assim como a incorporação da oncogenética no raciocínio médico.
Dessa forma, essa abordagem multidisciplinar aprimora significativamente a prática dos futuros profissionais de saúde, ao proporcionar uma abordagem voltada para o cuidado personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada paciente.

Ler mais
Fale conosco Whatsapp