Auditoria com qualidade
Publicado em 16 de janeiro de 2025.
Quando propusemos ao Plenário do CRCSE a reformulação da Comissão de Perícia Contábil, não imaginávamos que os resultados seriam tão rápidos e importantes para a contabilidade sergipana. Na oportunidade, além da necessária
oxigenação da comissão, com o ingresso de novos membros, pugnamos pela adição da Auditoria nos seus objetivos e debates cotidianos. Assim, a comissão passou a ser chamada de Comissão de Auditoria e Perícia Contábil, formada por profissionais renomados e bastante atuantes nas duas áreas.
Além da riqueza dos debates ocorridos nas reuniões regimentais, a comissão se notabiliza pela propositura de importantes temas inerentes à auditoria e à perícia contábil, especialmente em relação à sugestão de modificações e aperfeiçoamentos das resoluções que tratam dos temas originadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), quando em audiência restrita.
Agora, a comissão, mais uma vez, mostra-se atuante, atenta e antenada às mais prementes necessidades da nossa profissão e nos presenteia com este livro, denominado Auditoria com Qualidade, cuja qualidade do conteúdo abordado faz jus ao título.
A introdução já é um convite ao leitor para se aprofundar na obra, uma vez que aborda os objetivos e as metodologias do trabalho e, sinteticamente, apresenta o que encontraremos nos outros seis capítulos.
O segundo capítulo faz um passeio histórico nas origens da contabilidade e da auditoria, sempre mostrando a natural proximidade entre elas, mesmo com a evolução de ambas ao longo do tempo.
Já a segunda parte, a mais extensa da obra, aborda os aspectos elementares da auditoria, com ênfase no estudo dos procedimentos de auditoria e suas subdivisões, com destaque para o acurado detalhamento dos procedimentos de revisão analítica.
Objetivando preparar o profissional para o trabalho de campo, o quarto capítulo, denominado Etapas de Auditoria, trata, com muita singularidade, da elaboração do planejamento propriamente dito, até o Programa de Auditoria. E nessa toada, o capítulo seguinte já mergulha o leitor na execução da etapa de campo, enfatizando desde as fases iniciais até o controle do que já foi realizado.
O sexto capítulo inicia com uma importante conceitualização de diversos termos empregados nos trabalhos de auditoria, além de importante abordagem sobre os papéis de trabalho e os relatórios de auditoria, desde os seus tipos e modelos, além da linguagem e das legendas comumente utilizadas.
A parte final do livro, intitulada Pastas de Trabalho, enfatiza os cuidados que o profissional deve ter na organização de todo o material utilizado durante o trabalho de auditoria, com evidente destaque para o relatório e seus desdobramentos, a exemplo da revisão e do monitoramento dos trabalhos.
Dessa forma, a brilhante obra desses abnegados e competentes profissionais sergipanos representa um “livro de cabeceira” para aqueles que desejam adentrar nesse fascinante universo da auditoria, como também serve de aperfeiçoamento para os auditores mais experientes que pretendem enriquecer os seus trabalhos com os ensinamentos, as orientações e os exemplos mostrados de uma forma objetiva, direta e de fácil compreensão.
Com muito orgulho e gratidão, sinto-me feliz e realizado por fazer parte deste trabalho, não só pela importância da publicação, mas também por poder contribuir com os amigos autores neste prefácio, cuja obra simboliza o compromisso de todos os que fazemos o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe.
Assim, desejo aos leitores um bom aprendizado, na certeza de que este livro contribuirá para o crescimento da Auditoria Contábil no país, servindo de fonte de consulta e aprendizado para todos.
Vanderson da Silva Mélo
Presidente do CRCSE
Auditoria com qualidade
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.135243010
-
ISBN: 978-65-258-2913-5
-
Palavras-chave: 1. Auditoria. 2. Contabilidade. I. Sousa Júnior, Alvani Bomfim de (Organizador). II. Santos, Claudiano Guimarães (Organizador). III. Araújo, Dênio Menezes de (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2025
-
Número de páginas: 87