Ebook - Aplicações do LiDAR para o inventário florestal – Enfoque unidade de áreaAtena Editora

E-book

1. Florestas - Medição. 2. Levantamentos florestais. I. Corte, Ana Paula Dalla....

Livros
capa do ebook Aplicações do LiDAR para o inventário florestal – Enfoque unidade de área

Aplicações do LiDAR para o inventário florestal – Enfoque unidade de área

Publicado em 06 de junho de 2022.

A obra “Aplicações do LiDAR para Inventário Florestal – Enfoque Unidade de Área” trata da utilização de sensoriamento remoto LiDAR para o inventário de florestas plantadas com um amplo conteúdo teórico e prático, exemplos de aplicações, métodos estatísticos avançados e ilustrações didáticas.

Os autores Ana Paula Dalla Corte, Eben North Broadbent, Lucas Henderson de Oliveira Santos, Mauro Alessandro Karasinski, Carlos Roberto Sanquetta, Gabriel Prata, Danilo Roberti Alves Almeida e Carlos Alberto Silva, integraram uma equipe especializada na temática de aplicações do LiDAR aos problemas de inventário florestal, e concentraram esforços e conhecimentos atualizados neste livro, que ora estão sendo disponibilizados aos afeiçoados à esta nova tecnologia de informações remotas e conseguiram aglutinar um acervo de conhecimentos de expressivo valor. Eles, capitaneados pela Professora Ana Paula Dalla Corte, estruturaram a obra pensando nos jovens estudantes, que se interessam pelas inovações e aplicações dos mais importantes e atuais estimadores indiretos, abreviando o tempo e custos na obtenção de dados amostrais em inventários florestais. 

Dos diversos campos científicos que suportam aprimoramentos na condução dos inventários florestais, a tomada de informações com o apoio do LiDAR tem nos cativado bastante, pelos avanços contínuos na sua aplicação em nível qualitativo de resolução, mas ainda remanescem novos avanços a serem conquistados, principalmente no que concerne maior precisão das imagens obtidas e redução das complexidades para se conseguir resolução ótima dos produtos gerados. As técnicas ativas, que serão mais especialmente tratadas neste livro, englobam as obtidas pelo LiDAR, capazes de permitir os cálculos de áreas e, também, de retratar as características estruturais da vegetação em três dimensões. 

O emprego da tecnologia LiDAR para inventários florestais tem se mostrado atrativo e eficaz, pois pode ser utilizado para um amplo conjunto de estimativas demandadas pelos silvicultores e manejadores florestais, com destaque na obtenção do diâmetro à 1,30 m de altura (dap), da altura do dossel da floresta, da área basal, do volume dos povoamentos e da biomassa florestal (Corte et al. 2020).

Recentemente, com os avanços já alcançados nas pesquisas, as empresas florestais vêm incorporando-os em sua rotina de trabalho, para caracterizar e avaliar as variáveis que retratam os ambientes florestais. Este livro foi concebido para servir de apoio à capacitação do profissional florestal, tanto para aprendizado em nível de graduação, como de pósgraduação, bem como difusão das técnicas aplicativas de dados do LiDAR no âmbito do inventário florestal.

Felizmente, existem hoje inúmeras instituições de pesquisa e governamentais cuidando desse processo evolutivo, como as Universidades, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o Serviço Florestal Brasileiro – SFB, a EMBRAPA Floresta e outros órgãos no Brasil, bem como em nível internacional, que contribuem expressivamente para o acompanhamento e incorporações dessas inovações.

Os autores iniciaram sua obra tratando da geração de informações preliminares a partir da nuvem de pontos ALS detectados pelos sensores e, a partir de estreita cooperação com a empresa Klabin, tornou-se possível extrair métricas para diversas aplicações associadas aos estimadores do inventário florestal, focados nos talhões que integram os povoamentos florestais.

O ponto de destaque nesta obra foi ter estabelecido interação com a empresa Klabin S.A., que disponibilizou sua base de dados, com os quais tornou-se possível efetuar os processamentos iniciais com a nuvem de pontos ALS, com os quais foram gerados o modelo digital de terreno (DTM - Digital Terrain Model), o modelo digital de superfície (DSM - Digital Surface Model) e o modelo de altura de copas (CHM - Canopy Height Model). Evoluiu-se, a partir daí, a busca de avaliações em nível de parcelas, com a obtenção das métricas das unidades amostrais e, também, das correlações entre as variáveis quantitativas que caracterizam os povoamentos florestais. Esta importante avaliação permitiu a escolha daquelas variáveis que melhor se adequariam para compor a modelagem relacional entre as variáveis dependentes e independentes.

Várias modelagens estatísticas foram utilizadas para o processamento e avaliação da eficácia das metodologias aplicadas, como Regressão Linear (para estimativas indiretas a partir de uma ou mais variáveis independentes) e Inteligência Artificial. As modelagens foram efetuadas utilizando o ambiente R, uma das ferramentas mais importantes para os Engenheiros Florestais.

Por fim, o conjunto de exercícios práticos, apresentado com o rigor metodológico e estatístico e ilustrado com cálculos das mais importantes variáveis utilizadas nas avaliações quantitativas em nível de talhão e, posteriormente para os povoamentos, ajudará os estudantes e usuários desta obra a compreender com detalhe o que muitas vezes ficou abstraído em outros compêndios de igual teor. Os códigos apresentados em linguagem R facilitarão a compreensão das tarefas propostas.

Ao ler com atenção todo o conteúdo desta obra sentimo-nos renovados em conhecimento e temos a certeza que ela muito contribuirá para a formação dos estudantes de engenharia florestal e, também, para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham diariamente no campo de inventário florestal.

Parabenizando-os pelo excelente conteúdo deste livro, sentimo-nos agradecidos aos autores pela distinção a nós deferida para prefaciá-lo. Enaltecemos o nosso respeito, com congratulações pela grande dedicação, perseverança e confiança para concluí-lo com o enfoque objetivo e prático delineado desde o início da jornada, e com a abrangência e qualidade finalmente conquistadas.

Curitiba, 07 de abril de 2022.

Sylvio Péllico Netto e Alexandre Behling

Ler mais

Aplicações do LiDAR para o inventário florestal – Enfoque unidade de área

  • DOI: 10.22533/at.ed.223222904

  • ISBN: 978-65-258-0122-3

  • Palavras-chave: 1. Florestas - Medição. 2. Levantamentos florestais. I. Corte, Ana Paula Dalla. II. Broadbent, Eben North. III. Santos, Lucas Henderson de Oliveira. IV. Título.

  • Ano: 2022

Fale conosco Whatsapp