Ebook - Agricultura em bases agroecológica e conservacionista - Volume IIAtena Editora

E-book

1. Agricultura. I. Pelloso, Murilo Fuentes (Organizador). II. Hata, Fernando Ter...

Livros
capa do ebook Agricultura em bases agroecológica e conservacionista - Volume II

Agricultura em bases agroecológica e conservacionista - Volume II

Publicado em 27 de maio de 2024.


Celebramos mais um volume, o de número 2, do título "Agricultura em Bases Agroecológicas e Conservacionistas", esperamos que possa enriquecer diversas áreas do conhecimento e fulgurar o saber de estudantes e profissionais específicos nos assuntos e nos caminhos rumo a uma prática agrícola mais consciente e sustentável. Para tanto esta coletânea reúne estudos que transversalizam a essência da agroecologia e da agricultura conservacionista, trazendo à tona reflexões, descobertas e inovações forjadas por mentes dedicadas ao avanço desses campos. 
O volume 2 do livro foi estruturado em três partes, sendo que a primeira trata, através de revisões de literatura, sobre assuntos descritos como desde a institucionalização e legislação da produção orgânica no Brasil até a aplicação inovadora de práticas agroecológicas para a promoção da segurança alimentar e nutricional de adolescentes, cada capítulo se desdobra em insights importantes sobre como podemos cultivar de maneira que apoie a vida em todas as suas formas. Também sobre um exame detalhado do processo de regulamentação da agricultura orgânica no Brasil, marcando um passo importante para o reconhecimento e a valorização da produção orgânica no país. Segue-se a exploração do Mottainai e da agroecologia como expressões culturais e práticas sustentáveis ​​que transcendem fronteiras geográficas e culturais, ilustrando a universalidade da preocupação com a sustentabilidade ambiental. Tão bem como, a técnica Arpillera é apresentada como um instrumento de denúncia, resistência e luta, evidenciando o papel da arte na mobilização social e na promoção da justiça ambiental. 
Na sequência, o leitor pode instruir-se sobre a importância da conservação dos recursos hídricos é destacada, apontando para a agroecologia como chave para a sustentabilidade hídrica. Também, observamos sobre a diversificação de renda na cafeicultura através do uso de culturas intercalares e o potencial da Moringa oleífera na agricultura sustentável são examinados, revelando como inovações e práticas tradicionais podem ser aliadas na busca por uma agricultura mais resiliente e produtiva. Enriquecedores, são os capítulos dedicados às abelhas como ferramentas importantes na polinização de cafezais e do algodoeiro. Assim como, a discussão sobre o controle biológico de políticas e doenças, enfatiza a interdependência entre a biodiversidade e a produção agrícola sustentável. Da mesma forma, os leitores também serão introduzidos às práticas de controle de doenças em plantas, utilizando fungos sapróbios do semiárido nordestino brasileiro, e à caracterização e controle biológico do bicudo do algodoeiro, uma praga significativa na cotonicultura. O uso de medicamentos homeopáticos na cultura da alface é discutido, oferecendo uma perspectiva alternativa sobre o manejo de doenças e práticas.
Em outra área de conhecimento, e na sequência, o leitor pode enriquecer-se sobre a dinâmica do carbono nos solos, ilustrada como práticas agrícolas podem influenciar o sequestro de carbono e, por sua vez, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. 
Na segunda parte do livro, os capítulos são versados ​​através de pesquisas alguns temas diversos que passam pelas áreas de social, educacional e pesquisa aplicada que constam especificamente com assuntos sobre a segurança alimentar e nutricional de adolescentes sob uma luz agroecológica, evidenciando o papel da agricultura na promoção da saúde e bem-estar. Também, estudos de caso enriquecem a discussão, com um olhar sobre a transição para a agricultura orgânica na Associação Vale Vida de Mandaguari/PR, e o desenvolvimento de um espaço sensorial agroecológico em Maringá/PR, mostrando como a teoria pode ser aplicada na prática.
Também nesta parte da obra outros capítulos demonstram como o uso de microrganismos endofíticos e rizosféricos via bioinsumos são alternativas consistentes no desenvolvimento e produtividade do tomateiro em resposta à inoculação com microrganismos benéficos, no controle biológico de fitonematoides na cana-de-açúcar e na produtividade e rentabilidade da cultura do milho em sistemas de manejo reduzido de nitrogênio, destacando as possibilidades de suas implementações de práticas agrícolas conservacionistas. 
Na terceira parte deste volume 2, esta obra celebra e prestigia os trabalhos apresentados no VII Encontro de Pós-graduação em Agroecologia (EPG) e no I Encontro Internacional de Agroecologia (I EIA) realizado pelo programa de Pós-graduação em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá (PROFAGROEC-UEM) realizado nos dias 7 e 8 de julho de 2023.   
Nós organizadores e autores desejamos que o conteúdo desta obra ilumine os saberes individuais e coletivos dos leitores. 
 

Ler mais

Agricultura em bases agroecológica e conservacionista - Volume II

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.963242805

  • ISBN: 978-65-258-2496-3

  • Palavras-chave: 1. Agricultura. I. Pelloso, Murilo Fuentes (Organizador). II. Hata, Fernando Teruhiko (Organizador). III. Amaral, Higo Forlan (Organizador). IV. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 263

Artigos

Fale conosco Whatsapp