A relação entre subjetividade e natureza no Werther de Goethe
Publicado em 06 de março de 2023.
O presente livro é decorrente de uma longa pesquisa que remonta ao período da minha graduação em filosofia, culminando com a defesa de uma dissertação de mestrado, no programa em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba, sob a orientação do professor Dr. Antonio Carlos de Melo Magalhães, onde investigo a relação entre subjetividade e natureza, no romance Os sofrimentos do jovem Werther, do poeta alemão Johann Wolfgang Goethe.
Nesta obra buscamos conduzir uma leitura do Werther, a luz dos pressupostos filosóficos e estéticos que permeiam a visão de mundo de seu autor. Nesse sentido, apresentamos aspectos da construção narrativa do Werther que evidenciam a natureza como sendo uma totalidade harmônica e mística, que se relaciona diretamente com a natureza interna do personagem narrador, estabelecendo uma relação mútua entre ambos. Werther expressa seu íntimo por meio de uma natureza externa, que emerge na obra a partir de sua subjetividade.
Esperamos que este livro possa se tornar uma leitura prazerosa, e também produtiva, para aqueles que se debruçarem sobre suas páginas, contribuindo para o estudo e compreensão da obra de Goethe e também para a difusão do conhecimento. Estes são os votos do autor.
José Cândido Rodrigues Neto
João Pessoa, 25 de fevereiro de 2023.
A relação entre subjetividade e natureza no Werther de Goethe
-
DOI: 10.22533/at.ed.526230603
-
ISBN: 978-65-258-1252-6
-
Palavras-chave: 1. Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 - Crítica e interpretação. I. Rodrigues Neto, José Cândido. II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 100