A peste bubônica, paralelos entre o Brasil e o mundo. A história da ciência no ensino de biologia
Publicado em 04 de juho de 2024.
Essa obra foi elaborada entre os anos de 2021 e 2022, durante a pandemia de Covid-19, episódio de muita tensão e insegurança em nível mundial, regional e individual. Mesmo com todo o conhecimento científico existente, milhares de pessoas em todos os continentes perderam suas vidas, 5.9 milhões ao todo em março de 2022. A rotina diária foi alterada, foi necessário adotar o isolamento social e medidas preventivas, como o fechamento de aeroportos e fronteiras, uso de máscara e limpeza de mãos de forma frequente. A internet permitiu que o trabalho em vários ramos e o ensino ocorresse de forma remota, as redes sociais propiciaram que o vínculo com os amigos e familiares não fosse perdido.
No Brasil, o manejo epidemiológico foi desastroso pela adoção do governo central do negacionismo científico como leme diretriz, atrelado a péssimas decisões logísticas por sua vez permeadas por intolerância e fundamentalismo ideológicos, facilmente verificáveis nas manchetes dos jornais no ápice da epidemia. Mas, como as pessoas se comportaram nas epidemias anteriores, quando não se tinha tanto conhecimento e tecnologias disponíveis? Qual foi a influência do contexto social, cultural e científico no controle das doenças? Como o desenvolvimento da ciência contribuiu para o enfrentamento destas?
Para tentar responder estas questões, foi escolhido estudar e escrever sobre dois surtos de peste bubônica, separados física e temporalmente. O primeiro ocorrido na Europa do século XIV, entre 1346 e 1353, e o segundo no Brasil, no final do século XIX e início do século XX, entre 1899 e 1907.
Nesse livro, você encontrará um levantamento do contexto social, cultural e científico de cada momento, sua influência no desenvolvimento dos acontecimentos, assim como um paralelo entre os dois surtos epidêmicos escolhidos. Também é sugerida uma sequência didática que utiliza o presente material como introdução para trabalhar com os estudantes as variáveis epidemiológicas associadas ao aparecimento de doenças causadas por microrganismos. O material também pode ser utilizado de outras maneiras, inclusive vinculado ao ensino de História.
Uma excelente leitura a todos!
Marciele Sirena Ferreira
Jaime Paba Martínez
A peste bubônica, paralelos entre o Brasil e o mundo. A história da ciência no ensino de biologia
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.202240307
-
ISBN: 978-65-258-2620-2
-
Palavras-chave: 1. Peste. I. Ferreira, Marciele Sirena. II. Martínez, Jaime Paba. III. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 77