A percepção e o sentido da vida para psicólogos voluntários que atuaram na pandemia de Covid-19 - Uma abordagem fenomenológica
Publicado em 30 de abril de 2024.
Este livro é fruto de uma dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O desejo é levar a reflexão de pontos importantes tão pouco explorados: Os sentimentos, o sentido da vida, as dificuldades de psicólogos que, voluntariamente, auxiliaram pessoas em meio a pandemia de Covid-19. Esses profissionais precisaram se adequar, enfrentar desafios e se reinventar prestando atendimento através de mídia virtual, online, a chamada Telepsicologia.
A construção deste trabalho deu-se a partir de pesquisa, análise e coleta de informações e percepções desses profissionais que, voluntariamente atenderam de maneira remota a população durante o curso da pandemia. Objetivou-se compreender a percepção e o sentido da vida para esses profissionais e para isto, utilizou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e respaldo da fenomenologia existencial de Merleau-Ponty e marco conceitual e teórico da Logoterapia de Viktor Frankl.
As questões levantadas abrangeram aspectos tais como conhecimento e preparo para atender de forma remota, motivação e o sentido dado a experiência de atendimento voluntário. Abordou-se o cuidado de si e a espiritualidade. Aspectos relevantes como o conhecimento e preparo para atender de forma remota, percepção e sentido da vida através do altruísmo e vivência de dificuldades, estratégias de enfrentamento e a espiritualidade são itens que permearam todo o trabalho.
Doar-se como voluntário é dar uma resposta a um chamado interior, independente de religião. Prestar atendimento psicológico é ter, acima de tudo, uma postura diante da vida, em que apesar das dificuldades, consegue-se elaborar as dores e construir estratégias de superação utilizando-se da espiritualidade como fonte de auxílio.
Os resultados obtidos mostraram que o voluntário apreende o significado da conjuntura vivida e consegue extrair o sentido do que representa o ato de acolher o outro. A espiritualidade foi apontada como fundamental para o bem estar existencial e, com seu auxílio, o profissional encontra um sentido para sua vida, fato que o impulsiona a continuar seguindo em frente com seu trabalho.
A percepção e o sentido da vida para psicólogos voluntários que atuaram na pandemia de Covid-19 - Uma abordagem fenomenológica
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.959243004
-
ISBN: 978-65-258-2395-9
-
Palavras-chave: 1. Psicologia. 2. COVID-19. I. Cosenza, Tânia Regina dos Santos Barreiros. II. Pereira, Eliane Ramos. III. Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 119