A expansão da graduação na Universidade Federal de São Paulo no período de 2003 a 2012
Publicado em 27 de setembro de 2021.
A expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), no Brasil, foi um processo importante para o ensino superior no país, principalmente nas duas últimas décadas, e contou com o Programa de Expansão das Universidades Brasileiras e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) acompanhou esse processo nacional, com especificidades e grande transformação.
Com a intenção de analisar esse processo nas IFES e na UNIFESP, no período compreendido entre 2003 e 2012, este livro resulta da pesquisa que compôs uma dissertação de Mestrado Profissional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS), do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), de autoria de Maria Bernadete de Noronha Dantas Rossetto, com a orientação de Nildo Alves Batista.
Nesse escopo, este livro consta de seis capítulos, em que a descrição da expansão da UNIFESP foi feita desde a sua adesão ao processo nacional até o final da vigência do programa REUNI, bem como a sua análise com relação à expansão nacional das IFES, no período.
O capítulo I, “A Expansão na Universidade Pública no Brasil”, mostra o panorama do ensino superior brasileiro no decorrer da história, como era dividido este cenário, as principais reformas educacionais e a contribuição das constituições brasileiras neste âmbito.
No capítulo II, “Como a pesquisa foi feita”, descreve a metodologia de pesquisa, em que se optou por realizar um estudo de caso, com percurso metodológico descritivoanalítico com análise documental. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática.
O capítulo III, “A primeira fase do processo de expansão”, traça um panorama geral da educação superior no Brasil e identifica os marcos nacionais desse início de expansão das IFES e as transformações, ocorridas no período de 2003 a 2007.
No capítulo IV, “O REUNI na expansão das IFES”, fez-se a análise do REUNI na expansão das IFES, visando caracterizar a expansão nacional das Instituições Federais de Ensino Superior, no período de 2008 a 2012, e conhecer o significado do Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais para a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior.
No capítulo V, “A expansão na UNIFESP”, analisou-se, especificamente, a expansão na UNIFESP, observando o seu crescimento nas duas fases (2003-2007 e 2008-2012) e mostrando como a UNIFESP também diversificou a sua área de atuação com a inclusão dos cursos de ciências humanas, sociais aplicadas e exatas.
Por fim, no capítulo VI, “Algumas aprendizagens”, salientou-se que o processo de expansão da UNIFESP pode ser considerado como único entre as IFES brasileiras, se comparado com o que ocorreu no ensino superior público federal no país. Realça que, no que se refere aos parâmetros nacionais, a sua singularidade se deu tanto pelo potencial transformador dessa expansão quanto pelo crescimento do número de campi, de cursos e das matrículas de graduação.
Os autores desta obra convidam à leitura com a proposta de mostrar a diversidade do processo de expansão do ensino superior nas IFES e a necessidade de conhecer e mapear essa expansão na UNIFESP.
Os autores
A expansão da graduação na Universidade Federal de São Paulo no período de 2003 a 2012
-
DOI: 10.22533/at.ed.426212209
-
ISBN: 978-65-5983-442-6
-
Palavras-chave: 1. Educação Superior. 2. Universidades. 3. Política Pública. I. Rossetto, Maria Bernadete de Noronha Dantas. II. Batista, Nildo Alves. III. Título.
-
Ano: 2021