A açudagem como política de convivência com a seca no nordeste brasileiro e no estado do Ceará
Esta obra faz parte de um caminho de pesquisa trilhado pelo autor professor doutor Sulivan Pereira Dantas. No início dos estudos sobre as áreas semiáridas, desde o ano de 2009, quando iniciou suas pesquisas, o autor buscou compreender a partir do olhar geográfico a relação sociedade natureza diante do cenários de secas no Nordeste brasileiro.
Pela água nasceu a vida em nosso Planeta. O ser humano até hoje só se dá conta da valorização da água quando passa por situações de falta ou perda, mesmo sabendo da importância de convivência e sobrevivência diária desse bem precioso. Por isso, a necessidade e a importância de apresentar a levantar questionamentos sobre o uso e reordenamento das águas.
Nesta obra, será possível conhecer e compreender uma breve história do processo de açudagem no território semiárido do Nordeste do Brasil, tendo como ponto de partida a discussão do fenômeno da seca, que assola a sociedade e a natureza no tempo e no espaço. Para além dessa discussão regional, aqui você encontrará o estado do Ceará como ênfase e pioneiro na política de açudagem brasileira.
Esta obra, faz parte da discussão teórica da tese de doutoramento do autor, sendo uma base histórica e ao mesmo tempo como proposta de uma classificação dos principais açudes cearenses por meio de critérios hidrogeográficos. A água sendo apresentada como bem precioso da natureza e da sociedade, exposta como uma poesia percolada pelas nuances da vida e da resistência.
Espera-se que os (as) leitores (as) tenham uma excelente compreensão da dinâmica da política de açudagem e da espacialização temporal das consequências do fenômeno da seca, diante do cenário do Nordeste brasileiro.
A açudagem como política de convivência com a seca no nordeste brasileiro e no estado do Ceará
-
DOI: 10.22533/at.ed.354223008
-
ISBN: 978-65-258-0435-4
-
Palavras-chave: 1. Açudes - Nordeste. I. Dantas, Sulivan Pereira. II. Título.
-
Ano: 2022