O ESQUECIMENTO INTELECTUAL DE ÁLVARO VIEIRA PINTO E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Este artigo investiga as razões históricas, políticas e epistemológicas que tentam explicar as razões centrais do esquecimento intelectual do Filósofo Álvaro Vieira Pinto após a redemocratização brasileira e discute as consequências desse apagamento para a educação e para o desenvolvimento emancipatório e soberano brasileiro. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e dialética, analisam-se os contextos social e político, anterior ao golpe militar de 1964 e posterior com a volta da democracia, a partir de 1985. Assim, busca se fazer um retrospecto do período de atuação de Vieira Pinto no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), o impacto, antes e posterior ao período da ditadura militar, a falta de circulação acadêmica e a dependência teórica das universidades brasileiras, que privilegia mais os estudos de pesadores eurocêntricos do que brasileiros. Também são examinadas as principais contribuições do autor e o resgate de seu pensamento e de suas obras para a compreensão da realidade atual, a emancipação nacional, o desenvolvimento de uma consciência crítica, o contexto de alienação atual e a busca por uma educação emancipadora. Analisa-se, com isso, que o esquecimento de Vieira Pinto representa uma perda teórica significativa e que seu resgate recente é essencial para fortalecer um projeto educacional voltado à emancipação e à soberania nacional.
O ESQUECIMENTO INTELECTUAL DE ÁLVARO VIEIRA PINTO E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
-
DOI: >
-
Palavras-chave: : Álvaro Vieira Pinto, Esquecimento Intelectual, Contribuições do Autor, Alienação, Resgate de Obras, Educação Emancipadora.
-
Keywords: Álvaro Vieira Pinto, Esquecimento Intelectual, Contribuições do Autor, Alienação, Resgate de Obras, Educação Emancipadora.
- ADAO LOURENCO
- Profª. Orientadora Dra. Lays Regina