Incidence of lateral thinking in the free development of activities in English classes in university students
Incidence of lateral thinking in the free development of activities in English classes in university students
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5584132403047
-
Palavras-chave: Pensamiento lateral; creatividad; motivación; divergencia; atención; concentración; percepción: experiencia individual; contextualización; bilingüismo; clases de inglés.
-
Keywords: Lateral thinking; creativity; motivation; divergence; attention; concentration; perception: individual experience; contextualization; bilingualism; English classes.
-
Abstract: Resumo. Objetivo: Verificar a incidência do pensamento lateral nas diferentes opções criadas por alunos de diferentes cursos de graduação de uma universidade particular de Valledupar para desenvolver atividades nas aulas de inglês. Métodos: Para a realização desta pesquisa, foi utilizado um desenho quantitativo não-experimental. A população da investigação foi constituída por 1.437 estudantes de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade privada situada no bairro de Callejas, no norte da capital do departamento de Cesar, Colômbia. Foi recolhida uma amostra de 61 estudantes do segundo ao oitavo semestre, 25 homens (41%) e 36 mulheres (59%), 7 do curso de Direito, 13 do curso de Comunicação Social, 20 do curso de Engenharia Industrial e 21 do curso de Licenciatura em Educação Pré-Escolar, na disciplina Electiva I (Inglês) e nas disciplinas transversais Inglês 2 e Inglês 3. A faixa etária dos participantes é de 16 a 41 anos. Para investigar a incidência do pensamento lateral no desenvolvimento livre de actividades nas aulas de Inglês, foram concebidas seis actividades com a respectiva diagramação e um procedimento geral com o qual os alunos não estavam familiarizados, para o comparar com as possibilidades que propõem. As respostas dos alunos foram recolhidas através da aplicação Quizizz. Resultados: Os resultados mostram uma forte incidência do pensamento lateral no desenvolvimento livre de actividades nas aulas de inglês. Conclusões: A relação entre a realização de um feito ou a descoberta da forma mais fácil de executar uma tarefa tendo em conta a experiência individual e a divergência de opções de pensamento lateral e a motivação representada pelo facto de se poder dar a conhecer essa perspetiva individual mostrou-se positiva.
- Ricardo José Jiménez Jiménez
- Martín Adán Quiroga Fernández